UNO – o que é? como jogar?

UNO®

UNO® é um jogo de cartas mundilamente famoso da Mattel. Sua jogabilidade é muito boa, o que com certeza vai lhe garantir muita diversão.

Participantes:

UNO® é recomendado para crianças e adultos a partir de 7 anos de idade e número de jogadores pode variar entre 2 e 10 pessoas.

Baralho:

Para jogar UNO® é necessário comprar um baralho próprio para o jogo. Este baralho é composto por 108 cartas, sendo:

UNO

  • 19 cartas azuis – de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes – de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas – de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas – de 0 a 9;
  • 8 cartas “Compra duas cartas” – duas de cada cor;
  • 8 cartas “Salta” – duas de cada cor;
  • 8 cartas “Inverte” – duas de cada cor;
  • 4 cartas “Muda de cor”;
  • 4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo:

Ser o primeiro jogador a fazer 500 pontos. Para fazer pontos, você deve livrar-se o quanto antes de todas as cartas da sua mão e usar as cartas de ação para evitar que os adversários façam o mesmo. A quantidade de pontos que você ganha é a soma dos números das cartas dos oponentes.

Como jogar UNO®?

Para decidir quem começa, cada jogador recebe uma carta do baralho. Aquele que receber a maior carta, começa o jogo.

Depois as cartas são embaralhadas e cada jogador recebe 7 cartas.

O jogador que ficar à esquerda de quem distribuiu as cartas começa a partida e o jogo segue no sentigo horário.

As cartas que restaram são viradas para baixo e formam a pilha de compras. A primeira carta desse monte é virada para cima numa pilha ao lado – a pilha de descarte.

UNOCada jogador deve jogar uma carta que seja da mesma cor, que tenha o mesmo símbolo/número da carta virada na pilha de descarte ou uma carta de ação do tipo “Muda de cor”/”Muda de cor e compra 4 cartas”. Caso não tenha nenhuma carta que satisfaça essas condições, o jogador deverá comprar uma carta da pilha de compras e, se a carta for jogável, ele pode escolher por jogar ou colocar ela em sua mão. Um jogador pode optar por não jogar uma carta jogável da sua mão, entretanto deverá comprar uma carta. Caso decida jogar, deverá jogar a carta recém comprada.

Quando o jogador ficar com apenas uma carta, ele deverá falar “UNO”. Caso ele não fale e outro jogador note, então aquele jogador deverá comprar duas cartas.

As cartas de ação modificam essa ordem natural e devem ser usadas estratégicamente.

Cartas de Ação:

“Compra duas cartas”

O próximo jogador deve comprar duas cartas e perde o seu turno. Algumas pessoas joga com a regra cumulativa, ou seja, caso o jogador que foi afetado tiver outra carta “Comprar duas cartas”, ele pode jogá-la e o jogador seguinte a ele deverá comprar quatro cartas e assim por diante.

“Salta”

O próximo jogador perde o seu turno.

“Inverte”

A ordem é invertida de horária para anti-horária e vice-versa.

“Muda de cor”

O jogador escolhe uma cor e o próximo a jogar deverá jogar uma carta da cor escolhida.

“Muda de cor e compra 4″

Parecida com a “Muda de cor”, só que o próximo jogador deverá comprar 4 cartas e perde o seu turno. Essa carta só pode ser jogada se o jogador não tiver nenhuma carta da mesma cor da carta da pilha de descarte.

Se a pessoa afetada pela carta achar que quem a jogou está “blefando”(ou seja, tem uma ou mais cartas da mesma cor da pilha de descarte), o jogador deverá mostrar sua mão. Caso seja confirmado o blefe, o jogador da “Muda de cor e compra 4″ deverá comprar 4 cartas de punição. Caso contrário, o jogadador afetado primeiramente deverá comprar 6 cartas(4 originalmente da carta e mais 2 de punição).

Pontuação:

O primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas ganha uma quantidade de pontos igual a soma das cartas de seus adversários. As cartas tem a seguinte pontuação:

  • Cartas com números de 0 à 9 : Valor da carta.
  • “Compre duas cartas” : 20 pontos;
  • “Salta” : 20 pontos;
  • “Inverte” : 20 pontos;
  • “Muda de cor” : 50 pontos;
  • “Muda de cor e compra 4 cartas” : 50 pontos;

Aviso:

Este é um guia não-oficial de como jogar UNO® e baseado na regras do jogo em Inglês. Portanto é possível que existam diferenças entre as regras e nomes oficiais e estas aqui apresentadas.

UNO® é copyright Mattel, Inc.

fonte: jogos de cartas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Como jogar UNO

UNO® é um jogo de cartas desenvolvido pela Mattel. Recomenda-se de dois a dez jogadores para jogá-lo, a partir de 7 anos de idade.

Objetivo: ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão, utilizando todos os meios possíveis para impedir que os outros jogadores façam o mesmo.


Como jogar: Cada jogador recebe 7 cartas. O restante do baralho é deixado na mesa com a face virada para baixo e então vira-se uma carta do monte. Esta carta que fica em cima da mesa serve como base para que o jogo comece.

O jogador a esquerda do que distribuiu as cartas inicia o jogo, que deve seguir em sentido horário. Os jogadores devem jogar, na sua vez, uma carta de mesmo número, cor, OU símbolo da carta que está na mesa. Exemplo: se a carta inicial for um 2 vermelho o primeiro jogador deve jogar sobre ela um 2 (não importando a cor) ou uma carta vermelha (não importando o número). O jogador sucessivo faz o mesmo, dessa vez valendo como base a carta colocada pelo jogador anterior.
Ao jogar a penúltima carta, o jogador deve anunciar em voz alta falando “UNO”. Se não fizer isso, os demais jogadores podem obrigá-lo a comprar mais duas cartas. A rodada termina quando um dos jogadores zerar as suas cartas na mão.

Cartas especiais: Além das cartas numéricas, o baralho de UNO possui mais 5 cartas especiais que produzem diferentes efeitos durante o jogo:

  • +2: o jogador seguinte apanha duas cartas e passa o seu turno ao jogador seguinte;
  • Inversão: o sentido de jogo inverte-se. Se o sentido do jogo está no sentido horário, quando jogada uma carta “Inverter”, joga-se em sentido anti-horário;
  • Bloqueio: o jogador seguinte perde a vez;
  • Curinga: pode ser jogada durante qualquer momento do jogo independentemente da carta que se encontra no topo de descarte. O participante que jogar essa carta escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo);
  • Curinga +4: o jogador seguinte apanha quatro cartas do baralho e perde o turno, o jogador que a descartou diz escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo). Esta carta só deverá ser jogada quando o jogador não não possui nenhuma outra carta que possa usar. No entanto, se o jogador prejudicado desconfiar que o primeiro jogador está “blefando”, pode pedir para conferir a mão deste, se estiver certo, o jogador que jogou terá que apanhar as 4 cartas como punição. Caso a jogada tenha sido legal, o jogador que desconfiou deve apanhar seis cartas.

Regras alternativas: algumas regras adicionais são utilizadas por grupos de jogadores, variando de acordo com a região. Elas implicam em efeitos não estabelecidos nas regras originais do jogo, sendo aplicadas às cartas numéricas. As que vou colocar aqui são as mais comumente encontradas onde moro (natal, RN).

  • 7: Quando é descartada, todos os jogadores devem ficar em silêncio até que a pessoa que a jogou, jogue novamente. Quem desrespeitar a regra deve comprar um número de cartas igual ao número de palavras que falou;
  • 8 ou 9: Os jogadores deve bater sua mão seobre a carta. O último que bater compra 1 carta do monte. A regra é utilizada para a carta 8 OU a carta 9, varia de acordo com o costume dos jogadores;
  • 0: O jogador pode promover trocas entre os baralhos dos participantes. Pode pedir que dois jogadores troque suas mãos (incluindo consigo mesmo) ou ditar trocas mais elaboradas, como “todos passem o baralho para o jogador a esquerda”.
  • Corte: quano um jogador possue uma carta idêntica (número ou símbolo + cor) a última descartada, ele poderá jogá-la antes que o próximo jogador descarte. Assim ele corta a vez dos jogadores e o jogo continua a partir dele.

Pontuação: UNO se dá por rodadas, e a cada rodada o jogador que vence acumula pontos. Porém a maioria dos jogadores não jogam com contagem de pontos, terminando o jogo a cada rodada. A pontuação é dada pelas cartas que RESTAM nas mão dos outros jogadores:

  • +2: 20 pontos;
  • Inversão, Bloqueio e Curinga: 20 pontos;
  • Curinga +4: 50 pontos;
  • Cartas númericas (0-9): tem o valor correspondente ao seu número.
Quando há contagem de pontos vence o primeiro jogador que atingir 5000 pontos.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Regras oficiais

O jogo deve ser jogado por maiores de 7 anos[3], e entre 2 e 10 jogadores[4]. O baralho é composto por cartas de quatro cores: verde, amarelo, vermelho e azul. As fileiras de cada cor variam entre 0 e 9. Existem três ações especiais para cada tipo de cor de carta, identificadas como “pular”, “pescar duas” e “inverter”. Há também cartas de ações especiais com fundo preto, “coringa” e “coringa pescar quatro”. Para cada carta regular ou de ação, existem duas das mesmas no baralho, com exceção do 0, que só possui uma unidade. Há quatro “coringas” e quatro “coringas pescar quatro”, o que resulta num total de 108 cartas. Para diferenciar o 6 do 9, é utilizado um sublinhado embaixo da carta respectiva.

Para começar o jogo, são distribuídas sete cartas a cada jogador, e a carta que ficou em cima do baralho é virada para cima, sendo que esta é a primeira. Caso essa carta possua uma “habilidade especial” (nomeadamente pular, pescar duas e inverter), ela é tratada como se o jogador que deu as cartas tivesse jogado as mesmas. Se a carta for um coringa o jogador escolhe a cor que deve começar. Se for um coringa pescar quatro, deve ser devolvida ao baralho. O jogo começa com a pessoa posicionada ao sentido horário de quem distribuiu as cartas.

Em cada oportunidade, o jogador pode jogar uma carta de sua mão que seja igual a cor ou o número da última carta apresentada, ou então jogar um coringa ou coringa mais quatro. Se a pessoa não possuir carta para jogar na ocasião, deve pescar a primeira que estiver no topo do baralho. Se o jogador possuir a carta que precisa para ser jogada, mas não jogá-la e pescar outra, nenhuma penalização é aplicada. Depois de um jogador jogar a sua carta, o próximo ao sentido horário ou anti-horário – se estiver invertida a ordem – joga.

Se as cartas que eram utilizadas para pescar esgotarem, as jogadas na mesa são embaralhadas novamente e colocadas como pilha. Quando um jogador estiver com apenas uma carta na mão, deve falar UNO! em voz que todos os outros jogadores ouçam. Caso isso não ocorrer, qualquer outro jogador pode obrigá-lo a pescar duas cartas. O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão.

Um outro método para encerrar o jogo é quando no final de cada partida (quando algum jogador estiver sem nenhuma carta) os outros jogadores revelam suas mãos e a contagem de pontos é feita. As cartas que restaram na mão de cada oponente deve ser somadas seguindo as regras abaixo. Ganha o jogador que consegue 500 pontos.

A contagem é a seguinte:

  • Cartas de 0 a 9 tem o valor de sua face;
  • Pescar duas, inverter e pular valem 20 pontos;
  • Coringa e Coringa (+4) valem 50 pontos.

[editar] Cartas de ação

Cartão Descrição
comprar duas O próximo jogador deve pescar duas cartas e perderá a vez. Se ele possuir uma carta “+2″, deve a jogar na mesa e o valor acumula para +4 para o jogador seguinte, e assim sucessivamente.
Pular O próximo jogador perde a sua vez de jogar.
Inverter A ordem do jogo é invertida, do sentido horário para o sentido anti-horário e vice-versa. Se o jogo for jogado por duas pessoas, a carta é tratada com o mesmo sentido de pular.
Coringa O jogador escolhe qual deve ser a cor para prosseguir o jogo.
Coringa comprar quatro O jogador escolhe qual deve ser a cor para prosseguir o jogo, além de fazer o próximo jogador pescar quatro cartas e perder sua vez de jogar. Esta carta só deve ser jogada quando a pessoa não possuir outra para jogar, senão pode ser penalizada.

[editar] Penalizações

De acordo com as regras oficiais do Uno:[3]

  • Um jogador que não falar “Uno!” após jogar a sua penúltima carta das mãos, pode e deve ser penalizado com a pesca de mais duas cartas, caso algum outro jogador perceber. Este é um meio para testar a atenção dos jogadores.
  • Se o jogador jogar uma carta errada e nenhum dos outros jogadores notar, ele deve pegar a carta de volta e pescar outras duas.
  • Se a carta “Coringa pescar quatro” é jogada ilegalmente (isto é, se a pessoa que jogou possuir uma carta do mesmo número/cor que poderia ser jogada) o outro jogador que recebeu a punição pode pedir para conferir as cartas da mão de quem jogou. Se ela foi jogada ilegalmente, quem a jogou deve pegar quatro cartas de penalização. Se foi legal, quem olhou deve pegar mais duas cartas de penalização. Só o jogador que recebeu quatro cartas pode pedir para olhar a mão do outro.

Regras especiais

  • Acumulando “+2″ ou “+4″: Quando o jogador anterior joga uma carta “+2″, poderá ser jogada mais uma carta “+2″ ou quando o jogador anterior joga uma carta “+4″, poderá ser jogada uotra carta “+4″ e a penalização é acumulada ao jogador seguinte,

Obs: “+4″ só podem ser jogadas quando houver um “+4″ no monte.

  • 0/Mudança de mãos: trata-se de quando é jogado um “0″ (Zero), todo o grupo troca toda a “mão” de cartas com seu oponente do lado, no sentido que estiver o jogo. Há alguns grupos em que somente quem jogou o ’0′ troca de carta com um oponente à sua escolha, inclusive se este oponente não tiver mais cartas e estiver esperando a rodada pra vencer.
  • Jump-In/Regra de corte ou interceptação: Mais conhecido como “Regra de corte”; se um jogador tem exatamente a(s) mesma(s) carta(s) (número e cor) que está(ão) no topo do monte de descarte, poderá jogá-la(s) imediatamente sem necessidade de esperar o seu turno. O jogo continua a partir deste jogador que tinha a(s) carta(s) igual(is). Se tratando de uma carta com um efeito especial (como “pular”, “+2″ ou “+4″, o efeito não é válido. Caso um jogar venha a comprar uma carta idêntica a carta de punição que o fez comprar, não poderá descartá-la. Este ficará como que fora do jogo até que o jogador seguinte largue uma carta.
  • Algumas mesas de jogo proíbem os jogadores de “bater” o jogo utilizando cartas “Coringa” e “Coringa +4″, mas são poucas as que adotam essa regra, opcional e dispensável;

fonte: wikipedia

>>>>>>>>>>>>>>>>

JOGO DO UNO ON-LINE!!

http://www.jogosdodia.com/jogos/uno.html

About these ads

Sobre Alex Rudson

twitter: @rudson01 / Facebook: http://www.facebook.com/alex.rudson / >> me adiciona aí! :D

Publicado em 16 de maio de 2010, em Vc ñ pode perder!. Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. se a pessoa antes de mim jogar 4 + e eu tambem estiver 4+ eu posso jogar a proxima pessoa comprar 8?

  2. Se meu adversário jogar a carta +2,e eu não tiver a carta +2 irei comprar,se na compra eu obter uma carta +2 eu poderei jogar esta carta?sim ou não?

  3. após a compra????eu vou poder jogar a carta +2 ?????????????????????????????????????????????? responda-me alguém por favor!!!!!!!!

  4. Se eu jogar o coringa e eu escolher a cor verde o procimo não tem mais nenhuma carta a não ser o +4 ela pode jogar esta carta ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 113 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: